quarta-feira, 11 de março de 2009

A TV no banco dos réus

Antes de discutir a “verdade da televisão” e colocá-la no banco dos réus para o julgamento de valores, entre o bem e o mal, proponho um convite à reflexão. Uma leitura – ou releitura – do mundo. Não é preciso para isso retomar o surgimento da humanidade, nem percorrer os corredores obscuros da história e da filosofia. Basta lembrar de uma célebre frase de Arthur Schopenhauer, traduzida para o português como: o mundo é minha representação, ou ainda “o mundo é sua representação”. Sua ou minha, a representação é um fato, e o fato é sua representação.
Sem grandes profusões filosóficas, o importante é se observar que a idéia defendida por Schopenhauer em 1819, e interpretada por muitos, está intrinsecamente ligada às discussões atuais sobre a imagem na TV. A exploração do tempo, do espaço e a manipulação da a realidade. O que tomamos por realidade, é um recorte que a representa, um fragmento deslocado de seu contexto e manipulado através da linguagem da televisão, para produzir sentido, mesmo que este esteja pautado em uma cópia imperfeita do real.
Uma cópia imperfeita e estrategicamente selecionada, editada. Não apenas pelas câmeras de TV, diretores, editores, produtores ou qualquer um envolvido nos bastidores da notícia. Há uma seleção ainda mais sutil, que é a do olhar. O olhar que escolhe o que quer mostrar, e o que escolhe o que quer ver. Sobre esta questão, em entrevista para o Observatório da Imprensa, o professor Arlindo Machado, questiona: O espectador de cinema escolhe o filme que vai ver antes de sair de casa, o leitor de romances escolhe o livro que vai ler, por que então o espectador de televisão não deveria selecionar o que vai entrar no seu aparelho? Ouso ainda complementá-lo: não só selecionar o que vai entrar na sua TV, mas no complexo aparelho mental.
Entre o que é apresentado pela TV e a leitura consciente do mundo, há um abismo cultural que envolve uma rede complexa de interesses e ideologias. Para que essa lacuna seja preenchida com um diálogo criativo, envolvendo o mundo dentro e fora da tela, é preciso antes de tudo entender que a televisão é um espaço plural de representações. Assim, a realidade que cabe no tempo e no espaço da TV, é resultado da manipulação da forma e do conteúdo.
A forma é definida pela linguagem da TV. Um complexo jogo de luz, explorando o espaço, os movimentos de câmera fazendo a vez dos olhar do telespectador que não tem a oportunidade de estar “ali”, mas pode acompanhar “agora” o desenrolar dos acontecimentos. Os efeitos sonoros, a voz dando vida à narrativa que vai tocar as sensações humanas. Vale observar que são estes mesmos elementos que fazem a linguagem do cinema - luz, câmera, ação.
Vamos ao conteúdo. A informação, por si só, não tem tanto poder de persuasão quanto a forma. Assim é possível dizer que a forma (a linguagem) potencializa a manipulação da realidade. Mas tudo isso acontece muito rápido, de forma que não sobra tempo para a reflexão, pelo menos não no breve momento em que as imagens televisivas chegam ao alcance dos olhos do telespectador – aquele que assiste de longe a um espetáculo (tele- longe, espectador – aquele que assiste a um espetáculo). Do outro lado da tela, o sujeito pode até assistir de longe, mas tem a impressão de estar próximo.
Não há melhor exemplo para ilustrar essa impressão do que um jogo de futebol. Da arquibancada ninguém jamais poderia ver – e ainda mais, rever – o momento do gol, de um ângulo em que é possível assistir todo o percurso da bola saindo dos pés do jogador até entrar na área, balançar a rede e o coração das pessoas. Tampouco poderia acompanhar a emoção expressa numa lágrima que escorre no rosto de um torcedor ou explode no grito ecoante da platéia.
O telespectador é bombardeado a todo momento, pela chuva de elétrons, imagens e sons já incorporados ao seu cotidiano. O artefato funciona então como uma extensão do homem. Assim como a câmera é a extensão do olho humano. Registra, comprova, testemunha e eterniza momentos.
Momentos como os descritos anteriormente só são possíveis graças à televisão. O professor Arlindo Machado, deixa claro uma coisa: convivendo com esta TV brasileira, que como tantas outras, insiste em copiar os modelos banalizados das TVS estrangeiras, existe gente querendo fazer uma TV que utilize seus recursos para potencializar a reflexão sobre o mundo e suas representações.
Agora, ao banco dos réus. Lá não está apenas um aparelho, mas um complexo ideológico, um olhar mecânico, um espelho distorcido da realidade, editor da verdade. O julgamento já começou, mas ainda cabe uma ressalva. A pergunta central do julgamento não deveria ser se a TV é “boa ou má”, mas o quê se está fazendo dela. A própria energia nuclear é inofensiva. Pode tanto salvar vidas como destruir. O problema está em quem faz uso dela, e principalmente “como” o faz. Da mesma forma, é o conteúdo televisivo. Isso sim deveria estar sendo julgado, tanto por quem faz quanto por quem assiste, principalmente por quem a critica.
Lidar com a manipulação da realidade é ter em mãos uma poderosa ferramenta que tanto pode informar, edificar vidas e consciências, quanto pode aniquilar o que o ser humano tem de mais precioso: sua inteligência. Pode tanto engrandecer, quanto “coisificar” o homem, tornando-o uma máquina de trabalhar, gerar lucro, fazer filho e consumir. Enfim, pode valorizar ou aniquilar a capacidade humana de leitura crítica do mundo. Sua alma. Nenhuma coisa existe sem o homem para criá-la. E o homem não existe sem sua alma para torná-lo humano. A alma sem o homem ainda é alma, é energia. Mas o homem sem sua alma é apenas uma coisa.

Viviane Pascoal Dantas, jornalista

4 comentários:

Mara Sop disse...

Olha... O que tem de homem sem alma por aí não tá nos catalogos da Sears!!!

Ó só, meme pra vc: http://bebes-quatro-patas.blogspot.com/

beijoooooooooooo

Fernanda disse...

Olá Viviane,

Retribuindo a visita ao meu blog...
Gostei muito do formato do seu também! Muito bom!
Como principal veículo de massa, creio que foi a própria TV que se posicionou no banco dos réus. Manipulativa, tendencioso...enfim...
Muitas vezes tentamos assistir algo de qualidade mas, fica difícil (risos). Qtos canais utilizam o espaço de suas programações com programas de péssima qualidade? A TV como importante canal de comunicação deveria ser mais seletiva e educativa.
Não vou generalizar, afinal...em alguns dias da semana...temos conteúdo de qualidade sim! Mas, muita porcaria tbém.
Mas, devo admitir que isso não faz da TV totalmente vilã. Embora não concorde com todas suas colocações, creio que seu texto apresenta um ótimo ponto de vista, é bem reflexivo...uma visão diferenciada da maioria.
Não sou contra a TV...muito pelo contrário! Assim como a maioria da população...é meu maior canal de entretenimento e acesso à informação.
Parabénsss pelo texto...muito bem redigido e detalhado de forma inteligente.
Beijosss, Fê pautajornalistica.blogspot.com

Fernanda disse...

Coloquei um link do seu blog lá no pautajornalistica.blogspot.com
Bjsss, Fê

Anônimo disse...

This will astonish you!

ZEITGEIST: ADDENDUM

Money as debt


HydrogenCar

project camelot magnetic motor

Electrolyzed water

Soladey eco

Bio washball

AMAZING!!

OZONATED WATER: CURE ANYTHING!

http://www.stoptherobbery.com/

Monatomic Gold

Dangerous

EXITOTOXINS

Monosodium glutamate (MSG)
Aluninum
Aspartame
Mercury


IMPORTANT

Flouride in water