quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cinco minutos

Oi, gente! Hora de começar a discutir jornalismo. Afinal, que loucura é essa que a gente gosta tanto? Veja aí, quem nunca passou por isso? rss

Cinco minutos!
Vamos, gente, não temos tempo!
Bota os créditos.
Essa foto tem que ficar maior.
Temos que fechar!
Não vai dar pra entrar isso não.
Isso sai!
Isso fica!
Corta pelo pé!
Ih, sobrou espaço! E agora?
Ah, pega um artigo, lá na pasta “tapa buraco”
Ok, fechou!

Chega! Pára tudo! Não! Isso não é uma sala de emergência de um hospício, apesar de parecerem todos loucos e cada segundo parecer essencial. É a redação de um jornal diário. Seus doutores operam equipamentos, tratam as notícias e as transformam em produto. Palavras. Palavras se derramam sobre a tela e a olhos e mãos atentas tentam colocá-la no melhor lugar. Estrategicamente pensado. Previamente calculado. Cuidado! Lá se vai uma opinião! É um grito de alerta: e logo os doutores tratam de escondê-las, camufla-las, por trás de uma palavra ou de outra, afinal ela não pode aparecer! Então o alvoroço: é a linha de morte que se aproxima.
É gente processando, máquinas gritando, ih... troquei! Também não dá tempo de corrigir. Tempo: esse parece se divertir olhando as rugas estampadas nas pessoas, e as máquinas esquentando, já cansadas. Fechou. Encerrou.
E palavras estáticas chovem agora sobre o papel. Impregnadas de trabalho e significados. De interesse e poderes. Parece loucura que alguém em sã consciência escolha um ambiente assim para passar a maior parte dos seus dias. Mas confesso: sou louca sim, afinal sou jornalista.
Sou louca e espero que todos sejam. Sedentos por tornar público acontecimentos sociais, por formar e informar, brincar com as palavras e com as sensações. Conquistar mentes e corações, escrever e registrar a história, dia após dia. Contadores de histórias reais. É isso o que somos. É preciso um pouco de loucura para ousar fazer diferente. Para ousar ser a diferença. É preciso abraçar o jornalismo com a ousadia de um louco e a capacidade de um gênio. Agora pare.... Olhe. Pense. Tente. Escreva....

Um comentário:

Jéssica Balbino disse...

Vivi, parabéns pelo blog e pelo texto...
qualidade excelente e nem parece que vc lutou contra o tempo para escrevê-lo.
Trabalho em jornal diário e posso atestar, ele é fiel ao dia-a-dia !
parabéns mesmo !
bjão